Neste tour de aproximadamente 3 horas, visitaremos monumentos, construções e museus que contam a história e demonstram como viviam as famílias que colonizaram a cidade mais alemã do Brasil!
Os primeiros imigrantes, vindos da Pomerânia (norte da Alemanha), estabeleceram-se em Pomerode em 1863. Nas décadas seguintes, vários ciclos de imigração moldaram a cultura desta cidade que a preserva nos hábitos e nas tradições das famílias pomerodenses.
“Pomerode é uma cidade encantadora. É organizada, limpa e tem atrações para todos os gostos em todos os meses do ano. Seu povo é acolhedor e festeiro.
João Zanatta, Florianópolis/SC
A arquitetura enxaimel é uma das mais belas heranças dos imigrantes alemães que colonizaram o sul do Brasil. Com 233 casas enxaimel, Pomerode é a cidade fora da Europa que reúne o maior número de edificações construídas com esta técnica entre 1867 e 1940.
Muitas tradições alemãs, algumas até extintas na Europa, continuam preservadas em Pomerode! Elas estão representadas na culinária, no artesanato, na música, na dança e no idioma falado nas ruas. É esta combinação tão peculiar que confere a Pomerode o título de cidade mais alemã do Brasil.