Em termos de turismo, Santa Catarina é um dos estados mais versáteis do Brasil. Quem decide visitá-lo tem a possibilidade de curtir as paisagens do litoral e do interior sem ter que gastar muitas horas no trânsito.
No entanto, a riqueza do estado não se limita apenas aos seus belos cenários. O processo de formação de seu povo também permite o contato com traços das mais diferentes culturas.
Acha que o melhor jeito de conhecer uma cultura é provar seus pratos típicos? Então descubra o que você pode esperar de Santa Catarina quando o assunto é turismo gastronômico!
Descubra os sabores do turismo gastronômico em Santa Catarina
Gastronomia alemã
Diversas cidades de Santa Catarina foram colonizadas por imigrantes alemães. Boa parte delas se concentra em três das regiões de turismo do estado: Vale Europeu, Caminho dos Príncipes e Grande Florianópolis.
Os principais pratos que você encontra nos restaurantes típicos dessas cidades são eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco) e wurst (salsicha). Também há o marreco com repolho roxo, que é uma adaptação do mit rotkohl.
Para a sobremesa ou o café da tarde, a dica é se deliciar nas confeitarias locais. Além do tradicional apfelstrudel (folhado de maçã), você pode experimentar cucas dos mais variados sabores.
Gastronomia italiana
Podemos dizer que as colônias italianas foram bem distribuídas pelo estado. Você encontra cidades que preservam essas raízes em regiões como Encantos do Sul, Vale Europeu, Caminhos do Vale e Vale do Contestado.
Os cardápios das cantinas italianas estão recheados de pratos que os brasileiros já conhecem bem: espaguete, lasanha, polenta, radicci e sopa de agnolini. Salames e queijos são opções para quem quiser levar uma lembrança para casa.
Alguns municípios do Vale do Contestado – como Tangará, Videira e Pinheiro – ainda se destacam pela produção de vinho. É possível conhecer os vinhedos, acompanhar a produção da bebida e fazer degustações.
Gastronomia açoriana
As famílias açorianas que desembarcaram em Santa Catarina uniram o conhecimento que tinham sobre o mar e os temperos dos povos indígenas locais para dar vida a pratos simplesmente deliciosos!
Você pode encontrar restaurantes especializados na culinária açoriana em todas as regiões que se estendem pelo litoral catarinense: Costa Verde e Mar, Caminho dos Príncipes, Grande Florianópolis e Encantos do Sul.
Durante sua estadia, não deixe de provar a posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca. As porções de berbigões, ostras, camarões, lulas mariscos, polvos e siris também são de dar água na boca.
Gastronomia de outros países
Santa Catarina não foi colonizada apenas por alemães, italianos e açorianos! Por toda sua extensão é possível encontrar descendentes de austríacos, holandeses, húngaros, poloneses e ucranianos, por exemplo.
As comunidades formadas por esses imigrantes se concentram principalmente em três regiões espalhadas pelo estado: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes e Vale do Contestado.
Muitos pratos típicos desses povos têm a batata e/ou o requeijão como ingredientes principais, como sopas, pastéis e tortas. Outras opções são o goulash (cozido de carne), as maçãs recheadas e a salada de repolho roxo.
Gastronomia campeira
Durante o século XIX, muitos tropeiros tiveram que atravessar o território catarinense para conduzir cabeças de gado do Rio Grande do Sul até São Paulo. Em suas passagens, eles acabaram incrementando a culinária local.
A contribuição dos vizinhos gaúchos pode ser sentida em várias regiões: Caminho dos Cânions, Vale do Contestado, Serra Catarinense, Grande Florianópolis e Caminho dos Príncipes.
Entre os seus principais pratos típicos podemos destacar arroz carreteiro, churrasco, chimarrão e feijão tropeiro, além das várias receitas que têm o pinhão como ingrediente principal.
Gostou de conhecer as rotas do turismo gastronômico em Santa Catarina? Então conte para a gente qual dessas cozinhas parece produzir os pratos mais deliciosos!
0