Santa Catarina é mundialmente famosa pelo seu litoral, que tem belas praias, gastronomia de primeira e vida noturna agitada. Contudo, o interior do estado também tem muitos encantos a oferecer.
Quem já viajou para cidades menores sabe como pode ser difícil resolver coisas básicas, como reservar um hotel, contratar transfer e organizar roteiro. No entanto, todo esforço extra é recompensado pela tranquilidade do interior, não é mesmo?
Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas para ajudar você a organizar uma viagem pelo interior de Santa Catarina. Confira agora mesmo e comece a se planejar para a sua próxima aventura!
Case no estilo Enxaimel na cidade de Pomerode, Santa Catarina
Conheça as diferentes regiões do estado
Com apenas 95 km², Santa Catarina está entre os menores estados do Brasil. Em um primeiro momento, pode até parecer fácil escolher uma ou duas cidades para conhecer. Mas não é!
Por conta da grande diversidade de povos colonizadores – dos quais se destacam açorianos, italianos e alemães –, cada região tem características bem particulares. Por isso, a tentação de percorrer o estado pode ser grande.
Para facilitar a vida dos viajantes, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) juntamente da SANTUR (Santa Catarina Turismo S/A), divide o estado em dez regiões, de acordo com os seus atrativos. Vale acessar o site e descobrir qual delas tem mais a ver com você.
Entre em contato com a Secretaria de Turismo
Além de dividir o estado em diferentes regiões, a Santur auxilia os visitantes de acordo com os seus interesses. Do turismo religioso ao de aventura, certamente há alguma atividade no interior de Santa Catarina que é perfeita para você!
O site da entidade também conta com outras informações que podem ajudam no planejamento da sua viagem, como agenda de eventos do estado, localização dos principais terminais rodoviários e lista de hospitais.
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Santur pelos telefones 0800-6446300 e (48) 3212-6328. Quem desembarca no estado pelo Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, também tem um posto de informações à disposição.
Converse com pessoas que já estiveram no interior de Santa Catarina
Provavelmente, você tem amigos que já passaram as férias de verão em Florianópolis, curtiram a Oktoberfest em Blumenau ou conferiram neve de perto em São Joaquim, não é mesmo?
Ainda que todas essas cidades estejam consolidadas no circuito turístico catarinense, elas estão cercadas por municípios menores que aguardam para ser descobertos e, com certeza, merecem a sua visita!
Portanto, converse com os seus amigos e pergunte pelo roteiro deles no estado. Tenha em mente que todo mundo acaba encontrando atrações incríveis no meio do caminho que valem tanto a pena quanto o destino final.
Pesquise bastante sobre a região escolhida para a viagem
Você conseguiu decidir que região de Santa Catarina visitar? Então, chegou aquele momento gostoso de pesquisar sobre o seu destino e começar a curti-lo antes mesmo do embarque!
Para aprender a se orientar, você pode começar estudando a cidade mais importante da região escolhida e, aos poucos, ir se informando sobre os municípios próximos. Inclusive, vários deles contam com sites turísticos oficiais.
O TripAdvisor também pode ser uma grande de informações. Por lá, viajantes de todo o mundo deixam suas avaliações sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Portanto, não deixe de conferir o que eles têm a dizer.
Procure por agências de viagem locais
A forma mais segura de fazer uma viagem pelo interior de Santa Catarina é contratar os serviços de uma das agências de turismo receptivo locais. Você já parou para pensar nessa possibilidade?
Normalmente, essas empresas oferecem pacotes que incluem diárias em bons hotéis, deslocamento entre as diferentes atrações e passeios na companhia de guias que têm amplo conhecimento sobre a região escolhida.
Um bom exemplo é a Rodocide Turismo, agência que atua há quase duas décadas no Vale Europeu. Que tal se aventurar pela Rota da Cerveja e conhecer algumas das cidades mais alemãs do Brasil com toda a comodidade que você merece?
Você tem outras dicas para quem deseja fazer uma viagem pelo interior de Santa Catarina? Compartilhe-as com os demais leitores pelos comentários!
0